sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Salgado Integral




Olá pessoal! Voltei a postar com uma receita super gostosa e saudável. Salgado integral! Você pode fazer em formato de pastel, saltenha ou como achar melhor. Para o salgado ficar bem gostoso, abra a massa bem fininha,menos do que meio centímetro, para que o seu recheio predomine e a massa fique crocante e sequinha.

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo branca;
1 xícara de farinha de trigo integral;
1 colher de sopa (rasa) de fermento químico seco;
1 colher de sopa (rasa) de açúcar
1 colher de chá (rasa) de sal;
3 colheres de sopa de azeite de oliva;
1 xícara de água morna (mediada aproximada, coloque aos poucos até dar o ponto)


Modo de Preparo:

1) Junte todos os ingredientes secos em um recipiente grande. Acrescente o azeite e aos poucos a água morninha, sovando bem, até dar um ponto de massa firme, mas sem ser quebradiça;
2) Deixe crescer por 40 minutos para amaciar;
3) Abra a massa bem fininha, com o auxílio de um rolo de massa.Corte discos com auxílio de alguma vasilha redonda, ou copo grande (para fazer salgados pequenos).
4) Coloque o recheio (carne moída refogada, soja refogada, frango refogado com milho, ricota temperada com cebolinha e cenoura, vegetais refogados, etc.) e feche bem,  umidecendo com água as extremidades e dobrando a ponta, fazendo beliscos para dar um acabamento (igual a foto). Você pode também umedecer as pontas, pressionar bem e dar acabamento/reforço com um garfo.
5) Pincele com azeite e leve ao forno médio por 20-30 minutos, ou até ficar dourado e sequinho.


DICA: Cuidado com os queijos que derretem ou recheios muito molhados. Além de molhar a massa, esses recheios podem “estourar” o salgado, vazando.
DICA 2.: Mas, o recheio pode e deve ser úmido, só não pode ficar aquele caldão...

Beijos, amigos!