sábado, 8 de setembro de 2012

Pudim Perfeito!

Se tem uma sobremesa simples de fazer e que 90% das pessoas adoram é Pudim de Leite. Fácil, suave e delicioso, mas algumas pessoas ainda não conseguem acertar e por isso recebi alguns e-mails de amigos pedindo para que eu postasse a receita de Pudim de Leite, perfeito,  com calda dourada, sem quebrar e sem gosto de ovo (que eu odeio), mas sem perder o gosto de pudim de leite da vovó.



Façam a receita a risca, que não tem erro!

Então, vamos separar os ingredientes??

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (de qualidade- eu usei o bom e velho leite Moça);
1 lata e 1/4 de leite integral (use a lata vazia do leite condensado para medir o leite);
3 ovos grande (se forem pequenos, pode colocar quatro ovos);
1 xícara de açúcar refinado (se for refinado, fica muito mais fácil fazer a calda,pois fica mais fácil derreter uniformemente;
 E só!!!!

Modo de Preparo:

1) Derreta o açúcar em fogo médio, mexendo um pouco para não queimar o açúcar em uma parte e deixar sem derreter outra. Quando tudo estiver derretido e dourado, despeje em uma forma de bolo com furo no meio (forma pequena, 17 cm). Comece jogando no meio, em cima da proeminência da forma que deixa o pudim furado. Assim, poupa o trabalho na hora de espalhar, pois a parede interna do pudim e o fundo já ficam caramelizados. Vá virando a forma, com ajuda de uma luva térmica ou pano de prato (pois a forma esquenta),para cobrir também o lado da forma. Se por acaso a calda esfriar, pode colocar a forma um pouquinho na boca de um fogão, para derreter um pouco a calda. Termine o trabalho até que toda a parte interna esteja coberta de calda.
2) Coloque no copo de liquidificador o leite condensado, o leite integral (medido na lata ou na caixa do leite condensado) e os ovos. Atenção! Tem um truque para colocar os ovos: Quebre os ovos e separe numa xícara. Pince, com a ponta dos dedos a película da gema, com a outra mão, fure com um palito a gema, para que essa película fique presa nos seus dedos. É essa película que dá o desagradável gosto de ovo. Jogue a película fora e coloque o ovo no liquidificador. Faça isso com todos e bata bem esses ingredientes no liquidificador, por uns 3 minutos, pois bater bem também ajuda a tirar o gosto de ovo.
3) Agora, decida como você quer seu pudim: Com furinhos (aerado) ou sem furinhos (mais aveludado). Se quiser com furinhos, pode despejar direto essa mistura na forma caramelizada. Se quiser sem furinhos, deixe descansar depois de bater por 15 minutos, depois retire a espuma que ficar por cima e despeje na forma. Eu prefiro um ponto intermediário,por isso deixo uns 2 minutos descansar e retiro somente uma parte da espuma.
4) Coloque para assar em forno baixo, em banho maria, por uma hora, O banho-maria é bem simples: basta colocar a assadeira com um pudim em uma forma maior e colocar água até um pouco mais da metade. Isso evita que o pudim queime no fundo, pois a água deixa a temperatura constante.
5) Se ficar em cima do pudim muito dourado, cubra com papel alumínio.
6) Para desenformar: É importante deixar gelar bem o pudim para desenformar, por isso deixe umas 6 horas na geladeira. Com o pudim gelado, passe uma faca lisa pelas laterais (só por fora mesmo), bem rente a forma e esquente um pouquinho o fundo da panela, para que o resto de caramelo derreta e o pudim saia com facilidade. Emborque em um prato ou vasilha e está pronto!