terça-feira, 25 de outubro de 2011

Massa aos 3 queijos! Mas com sabor de 4 !!!

Olá pessoal!!! Todas as receitas de massa (macarrão, talharim, nhoque, etc) a quatro queijos não são muito práticas, mas essa é rapidíssima! E é deliciosa! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta! Rs!!!

Ingredientes:

- 1 colher de sopa de manteiga;
-1/2 cebola;
-1 copo (250 ml) de leite (talvez precise de mais um pouco);
- 1 colher de sopa de farinha de trigo (bemmm cheia - fazendo aquela barriga - não é rasa);
 - 2 a 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora (a colher também é bem cheia);
- Queijo gorgonzola a gosto (eu coloco umas 3 colheres rasas de sopa - adoro gorgonzola);
- 1 pote de requeijão cremoso;
- Massa fresca de sua escolha;
- Sal e óleo;

1) Primeiramente, numa panela grande, coloque bastante água para ferver, com um punhadinho de sal e um pouco de óleo.
2) Dissolva a farinha no leite e reserve,
3) Frite a metade de uma cebola ralada na manteiga, quando a cebola ficar transparente  (não deixe escurecer), jogue o leite com a farinha dissolvida e vá mexendo até engrossar.
4) Quando engrossar, jogue o requeijão, o queijo parmesão e (aos poucos) o gorgonzola. Se precisar, acerte o sal.
5) Coloque a massa para cozinhar (cuidado! massa fresca tem tempo de cozimento reduzido) dê uma soltada na massa com as mãos, jogando água fria e sirva imediatamente com o molho e queijo ralado.

DICA 1: Gosto é muito relativo, principalmente com o gorgonzola, que tem um sabor forte, por isso acrescente aos poucos.
DICA 2: Cuidado com o queijo parmesão. Os ralados na hora tem (normalmente) menos sal, já os de saquinho, mais. Por isso, se sentir que seu queijo está salgado, acrescente também aos poucos.


Espero que gostem! Boa semana a todos!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pão Fofinho e maravilhoso!

Gente, essa receita de pão é fantástica. É bastante difundida (existem diversas adaptações na Internet), mas com as dicas que te darei, esse pão ficará irresistível. Eu faço ele trançado, grandão, tipo um pão de metro, coloco um recheio saboroso (atum, frango, peito de peru, tomates secos, etc) e é sucesso! Ótima opção para levar nas festinhas...

Obs. Use o copo medida!

Ingredientes:

-1 xícara (chá) de leite morno (é morninho, não esquente demais senão mata o fermento);
- 1 pacote de fermento biológico seco (para pão) de boa marca;
-1/4 xícara (chá) de manteiga derretida (não deixe ferver);
- 1/4 xícara (chá) de açúcar;
- 1 ovo;
- 3 e 1/2 xícara (chá) + o quanto baste de farinha de trigo;
- 1 colher (chá rasa) de sal;
- 1 gema misturada com uma colher de chá de óleo e uma colher de chá de shoyu ou molho inglês;


Modo de Preparo:

1) Numa tigela grande, dissolva o fermento no leite com o açúcar. Cubra a tigela e ponha-a de lado até que a mistura fique espumante e talhada (cerca de 20 minutos de espera).
2) Enquanto isso unte uma forma bem grandona (a maior que você tiver ou duas). Aproveite e faça a mistura de gema, óleo e shoyu e reserve-a. 
3) Volte à tigela com o fermento e acrescente o ovo e a manteiga e misture bem com uma colher de pau ou espátula. Adicione aos poucos a farinha (xícara a xícara) e o sal, misturando sempre com a colher até que a massa fique grossa e lisa, então passe a misturar com a mão. Bata por 10 minutos. Acrescente mais um pouco de farinha (aprox. mais meia xícara), para que você consiga manusear a massa na mesa, mas ao mesmo tempo fique grudenta.
4) Vire a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada e amasse até ficar lisa e elástica (Dica: não acrescente farinha demais à massa pois,  para obter pães  macios, o ideal é deixar a massa meio pegajosa). Deixe a massa crescer dentro do forno ou algum lugar quentinho (microondas por exemplo) até dobrar de volume (ou por no mínimo uma hora). 
5) Depois que a massa tiver crescido, modele os pães a gosto (em trança, rosca, pães redondos, bisnagas, etc).  Ponha a assadeira num lugar quentinho, dentro de um saco plástico, como eu faço, tendo o cuidado de não deixar que o plástico encoste na massa, para que ela possa crescer sem impedimento. Deixe que cresçam novamente por 40 minutos e leve a forma ao forno baixo por 20/30 minutos ou até que os pães estejam bem crescidos e dourados. Não precisa preaquecer o forno.

Dicas cruciais!!! (Para pães de sucesso)

a) Pão não se faz com pressa. O pão tem que se bater muuuuiiitooo (malhação), e descansar bastante ( o tempo que eu coloquei aqui é o tempo mínimo para a receita ficar perfeita. Você pode, inclusive, deixar o pão descansar mais um pouco.
b) Quando descansar, deixe o pão em ambiente abafado.
c) Não acrescente muita farinha. Às vezes a gente quer acrescentar mais farinha para logo dar ponto na massa. Isso nunca dá certo. O pão fica duro e seco. Bata bastante e deixe a massa pegajosa, depois de crescer pelo primeiro tempo, ela ficará mais fácil de moldar (e menos pegajosa).
d) Asse em forno baixo, principalmente se fizer uma versão "grandona" do pão;
e) Você pode acrescentar no pão diversos ingredientes a gosto, como frutas cristalizadas, ameixas, passas, azeitonas pretas, orégano, cebola refogada, etc.

Façam tudo certinho que vai ficar fantástico! Abraços!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Tomates Secos ... Rápidos e especiais



Essa receita de tomates secos de microondas eu peguei do programa da Ana Maria Braga, testei, fiz algumas (pouquíssimas) modificações e achei M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A!
Apesar de no primeiro momento parecer que a receita não dará certo, ela fica maravilhosa! Use tomates bem maduros e carnudos! Se seu microondas for grandão, dobre a receita, porque rende bem pouquinho mesmo!


 Ingredientes:
- 6 tomates cortados ao meio no sentido do comprimento sem sementes;
- 1 colher de sopa bem cheia de açúcar;
- 1 colher de chá rasa de sal;
- ½ dente de alho laminado;
- 1 colher (sopa) rasa de orégano;
- azeite extra virgem até cobrir os tomates;

Modo de Preparo:
1) Lave os tomates, retire aquela região onde fica o cabo, corte os tomates no sentido de comprimento, retire as sementes, tentando preservar o máximo de poupa possível.
2) Misture o sal com o açúcar e salpique na parte interna de cada tomate, condicionando eles em uma peneira grande, para que escorra água por 30 minutos.
3) Depois, vá fazendo as seguintes etapas, utilizando o microondas:

1ª etapa:
Num prato de micro-ondas forrado com papel absorvente (aprox. 4 folhas) coloque os tomates (escorridos) com a pele para cima e leve ao microondas em potência alta por 10 minutos. Não se assuste quando retirar os tomates, eles estarão horríveis, disformes, úmidos e esparramados. Tenha cuidado e gentileza ao manuseá-los, que tudo dará certo!

2ª etapa:
Aperte cada tomate com um garfo para sair água, retire-os do prato e troque o papel absorvente. Coloque novamente os tomates com a pele para cima sobre papel absorvente no prato e leve ao microondas em potência alta por 5 minutos.
Repita este procedimento trocando o papel absorvente e apertando cada tomate com um garfo a cada etapa, sempre ajeitando os tomates, mantendo o seu formato arredondado.

3ª etapa: + 5 minutos
4ª etapa: + 5 minutos
5ª etapa: + 1 minuto

6ª etapa:
Aperte cada tomate com um garfo para sair água, retire-os do prato e troque o papel absorvente. Coloque-os sobre novo papel absorvente no prato com a pele virada para baixo e leve ao micro-ondas por 2 minutos.

7ª etapa:
Aperte cada tomate com um garfo para sair água, retire-os do prato e troque o papel absorvente. Coloque-os sobre novo papel absorvente no prato com a pele virada para cima e leve ao micro-ondas por 1 minuto.
Após todas as etapas retire os tomates do microondas e deixe-os esfriarem. Depois de frios coloque-os numa tigela (ou vidro esterilizado) e cubra-os com azeite temperado com orégano e alho laminado (intercale em camadas o orégano e alho e preencha com azeite). Sempre deixe-os cobertos com azeite para conservá-los por mais tempo.

Esses tomates ficam maravilhosos em sanduíches de queijo branco! Mais uma dica maravilhosa da minha musa culinária, a Ana Maria Braga! 
Abraços a todos!

sábado, 17 de setembro de 2011

Bolo de Cenoura (com calda de chocolate) Vapt Vupt

Esse bolo é um bolo super rápido e fácil. Criei a receita ontem de noite, modificando a receita do "Bolo de Chocolate de Liquidificador" (já postado). Fica gostoso, fofinho e molhadinho... Use sempre o copo medida, para acertar nas proporções:

Ingredientes:
- Bolo
1 cenoura bem grandona descascada e cortada grosseiramente;
1 xícara de óleo;
1 xícara de açúcar cristal (ou outro;
2 ovos (gemas sem pele, se conseguir tirar);
1 vidrinho de leite de coco (ou uma xícara de suco de laranja);
2 xícaras e 1/4 de farinha de trigo (de boa qualidade);
1 colher de sopa rasa de fermento químico (o velho pó Royal -ou outra marca);

-Calda
1 xícara de água;
3/4 de xícara de açúcar;
3/4 de xícara de chocolate em pó (marca boa, por favor!);
Creme de leite a gosto;

Modo de Preparo:
-Bolo
1) Bata os 5 primeiros ingredientes no liquidificador bastante, para tudo ficar homogenêneo (aprox. 3 minutos).
2) Transfira para uma vasilha grande e, com ajuda de uma colher ou espátula, acrescente aos poucos a farinha de trigo peneirada e por último o fermento.
3) Coloque no forno médio para assar, em uma assadeira retangular (recomendo uma 30 x 20 cm) untada e enfarinhada. Como eu adoro coisas práticas, eu uso um papel próprio para assar, que deixa a assadeira limpinha e não precisa untar e enfarinhar (a marca é "Dover Assa + Leve"); O ponto do bolo é quando está dourado e você espeta um palito e sai limpo e seco. Mas não abra o forno antes de 20 minutos, pois pode solar.

- Calda
1) Enquanto o bolo assa, faça a essa calda facílima: Coloque o chocolate, a água e o açúcar para ferver até que apure e engrosse (fica uma calda grossa - tipo sorvete, ligeiramente grudenta). Não precisa ficar mexendo, só de vez em quando. Desligue o fogo e acrescente aos poucos o creme de leite. O creme de leite acrescenta sabor e suaviza o gosto forte e doce da calda.

Jogue a calda quente por cima do bolo e sirva!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

SANDUBA GOURMET - Light, gostoso e sofisticado!!

Pessoal, essa receita eu criei quando estava na Suíça e vi minha tia misturando azeitonas pretas com cream cheese. É fácil, light e gostosa....

 Baguetes de pão italiano ou pão francês
1 pote de cream cheese
Fatias de peito de peru
Azeite
2 colheres de sopa (rasas) de azeitonas pretas bem picadas (ou a gosto)

1) Pique as azeitonas (bem miudinho, quase uma pasta) e misture ao cream cheese. Reserve.
2) Corte a baguete ao comprido. Regue levemente essas metades com azeite (apenas a parte de dentro do pão) e grelhe numa frigideira plana (ou gril de sanduiche). Retire quando começar a dourar.
3) Recheie o pão dourado com a pasta (a gosto) e fatias finíssimas de peito de peru.

Obs. 1: Se quiser, acrescente uma saladinha com alface americana e tomate.
Obs. 2.: Essa receita é tão simples que eu nem ia colocar no Blog, mas como eu adoro esse sanduíche, resolvi colocar, para aqueles dias que você chega do trabalho exausta (como eu) e não tem coragem de preparar uma refeição digna! RS!Quebra um super galho....

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Arroz na manteiga com Curry

Olá pessoal! Mais uma receitinha facílima, com cara de refinada! Esse arroz acompanha divinamente com o frango com alecrim que ensinei em março! Aproveitem!

Ingredientes:
1 xícara de arroz parbolizado, lavado previamente.
1/2 cebola bem picadinha
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de alho amassado
1 colher de chá (bem cheia) de curry
Sal a gosto
1 colher de sopa (bem cheia) de manteiga

Modo de Preparo:

1) Refogue a cebola no azeite e quando começar a dourar, acrescente o alho amassado. Quando tudo estiver dourado, acrescente o arroz e deixe apenas alguns segundos. Acrescente entre 2 e 2 e 1/2 xícaras de água, o Curry e o sal e deixe cozer em fogo baixo. Quando a água já estiver quase seca, verifique se será necessário mais água (acrescente aos pouquinhos).
2) Quando a água secar, apague o fogo e acrescente a manteiga (se quiser, pode até colocar mais um pouquinho), essa manteiga dará cremosidade ao arroz. Sirva.

Bom apetite!!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Torta de Pêssegos com Chantilly

Olá pessoal, hoje postarei a torta de Pêssegos com doce de leite e chantilly, suuuuuper fácil, suja pouco e é rápido de fazer.

Ingredientes:

- 2 a 3 caixinhas de mistura para chantilly (parece uma caixinha de creme de leite adoçado, normalmente fica na seção de bolos). A quantidade de chantilly varia de acordo com o trabalho que você queira fazer, se quiser apenas cobrir o bolo generosamente duas caixinhas são suficientes. Entretanto, se quiser fazer um super trabalho, com bicos, super coberta, recomendo 3 caixinhas;
- 2 misturas de bolo tipo festa (eu usei Dona Benta) e todos os ingredientes indicados na embalagem, para fazer o bolo;
- 2 latas de leite condensado;
- 1 lata de pêssegos em calda;

1) No dia anterior, coloque o creme para chantilly para gelar (eu já deixo minhas caixinhas de chantilly na geladeira, quando preciso dele, é só sacar e bater!);
2) Coloque as duas latas de leite condensado em uma panela de pressão, preencha com água até mais da metade da altura das latas e deixe cozinhar por 40 minutos depois que tiver pressão. CUIDADO!! Antes de abrir a panela, retire totalmente a pressão e esfrie debaixo de uma torneira d'agua... E antes de abrir as latas, espere esfriar totalmente (pode colocar num gelinho, etc), por que o doce sai fervendo!!
3) Faça as duas receitas de bolo pronto, de acordo com o modo indicado na embalagem e distribua em duas assadeiras de 23 centímetros de diâmetro.
4) Bata o chantilly de acordo com o indicado na embalagem, o ponto é quando você enfia a espátula no chantilly ele fique durinho e forme uma parede, uma superfície firme, ideal para cobrir. Uma dica para não perder o ponto é deixar o creme gelado (antes de bater) mais 15 ou 20 minutos no freezer e deixar também no freezer as paletas da batedeira e a tigela que vai ser batido.
4) Com todos os ingredientes frios (bolo, doce de leite, chantilly), vamos montar!!
- Coloque o primeiro bolo (no refratário que vai servir) e corte ele com ajuda de um fio dental. Remova a metade de cima com ajuda de uma bandeja plana, umedeça (salpique levemente) com a calda dos pêssegos e recheie com a primeira lata de leite condensado cozido. Feche com a segunda metade.
-Pique os pêssegos em calda (reserve umas 3 metades para decoração).
- Molhe o bolo com a calda e coloque por cima o pêssego picado.
- Emborque o 2º bolo em cima dos pêssegos picados, corte novamente ao meio, molhe com a calda de pêssegos e recheie com a 2ª lata de leite condensado cozido. Feche o bolo, molhe (ligeiramente, ok?) com a calda e cubra com o chantilly.
- A decoração fica por sua conta, achei essa foto em um site que achei muito bonito....


Beijos

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Voltei à ativa!!!!

Olá Pessoal!!! Saudade deste blog!!! Depois de alguns meses sem postar, voltei a ativa! Cozinha é meu vício, e a abstinência já estava demais, não é????
A minha volta se deu por inspiração a uma viagem que fiz à Europa. Tantos sabores, cheiros, coisas diferentes que aprendi (ou apenas experimentei) que tenho que passar para vocês. O resultado?? 1,5 kg a mais (Rs!!! Normal...), muitas novidades para compartilhar e lembranças maravilhosas!!!
Essa semana começarei a postar, mas antes, irei postar uma receitinha UBER fácil de uma torta lindinha que fiz para meu namorado, de pêssegos, doce de leite e chantilly.
Sucesso garantido e recomendadíssima para aqueles que erram qualquer massa de bolo, já que a massa eu fiz com bolo de caixinha! Bom, né??
Um beijão para todos!!!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Rocambole!! De chocolate, de goiabada, doce de leite...

Pessoal, hoje eu vou ensinar uma receita de rocambole, que basicamente segue a mesma proporção, mas a depender da receita segue alguns ajustes...


Massa básica:
6 ovos (é importante ter o cuidado de retirar a película da gema, para isso, eu seguro a gema com a ponta dos dedos e espeto com um palito. A película ficará entre seus dedos e a gema escorrerá no vasilhame. Este cuidado é importante para que a massa não fique com gosto de ovo)
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de farinha de trigo

Ou seja, para cada ovo, vai uma colher de açúcar e outra de farinha. Seis ovos rende uma assadeira grande.

Modo de Preparo:

1) Bata (em potência alta) os 6 ovos até quadruplicar de tamanho (fica quase em neve). Com a batedeira ligada acrescente o açúcar aos poucos. Desligue a batedeira e acrescente delicadamente a farinha (também aos poucos).
2) Coloque para assar (forno médio) em forma untada e enfarinhada por 10 a 15 minutos (ou quando espetado por um palito, saia seco.
3) Transfira (ainda quente) para um pano úmido, salpicado com açúcar, despeje o recheio e comece a virar.


PULO DO GATO!!!
1) Existe um rolo de papel para assados, que dispensa untar e enfarinhar. Além de sair mais fácil, na hora de enrolar, dispensa o pano úmido, podendo você enrolar diretamente com o papel, diminuindo drasticamente a sujeira!
2) Não espalhe o recheio até o fim. Deixe um pouco de sobra de massa, pois quando enrolar, sempre é empurrado um pouco de recheio para frente.

Para fazer massa de chocolate:
- Substitua metade do açúcar da massa por achocolatado em pó. Recheie com brigadeiro.

Para fazer Romeo e Julieta:
- Coloque uma colher rasa de sopa de queijo ralado na massa. Recheie com goiabada.

Para fazer de doce de leite.
- Coloque algumas gotinhas de baunilha. Recheie com doce de leite mole.


Todas as receitas ficam maravilhosas e o tempo de preparo é de 30 minutos!

Abraços

quarta-feira, 9 de março de 2011

Frango Grelhado ao Alecrim e Vinho Branco





Ingredientes:

1 kg de filé de peito de frango, lavado com limão;
2 colheres de sopa de alecrim desidratado
1 colher de sopa de tempero completo (é aquele pronto, que tem sal, alho e pimenta do reino);
1 xícara de vinho branco (seco);
4 colheres de sopa de azeite;

Modo de preparo:

1) Peque os bifes lavados e coloque em uma vasilha grande. Acrescente todos os outros ingredientes e misture bem.
2) Deixe descansando de um dia para o outro;
3) Grelhe numa panela antiaderente, com um fio de azeite, em fogo baixo, até estar bem douradinho. Faça o mesmo do outro lado.

Fica uma delícia! Acompanha com o arroz na manteiga com curry que vou ensinar em breve!

Abraços!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Torta Fácil de Frango

Esta torta eu criei meio por acaso, tava em casa, precisando almoçar e tinha bastante sobra de frango assado (Fiesta). Aí resolvi criar uma torta, mas faltava tuuuudo em casa! Então, fiz essa adaptação que ficou deliciosa...

Ingredientes:
- Sobras de frango desfiado (a quantidade?? ah, não sei exatamente, a quantidade de rechear uma torta de 25 cm... Uma dica é pegar a assadeira que você vai assar e calcular (mais ou menos) o volume dela de frango desfiado.
- 1 caixinha de creme de leite
- 100g de mussarela (ou queijo minas padrão) ralado
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- 2 colheres de sopa de cebolinha picada
- 2 colheres de manteiga ou margarina
- 4 colheres de maionese
- Farinha de trigo


1) Desfie o frango, Adicione a mussarela, as ervas e o creme de leite. Reserve.
2) Misture a manteiga, a maionese e farinha até a massa descolar das mãos.
3) Pegue a assadeira (com fundo removível) e espalhe a massa. Fure a massa com um garfo (para não inflar) e asse por 15 minutos em forno médio. Coloque o recheio, sapique com queijo e coloque para assar até tudo estiver dourado e gratinado.

Muito fácil, né? Ótima para as cozinheiras de primeira viagem...

Abraços!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

BOLO DE CHOCOLATE E MANTEIGA DE AMENDOIM

Essa receita foi garimpada num site que acho o melhor de todos os blogs que conheço (La Cucinetta), amei muito!
Pra quem gosta de amendoim... e chocolate, a receita fica parecendo um souflê, agora, pra ficar bem bonito, use uma assadeira redonda bem pequeninha e alta. Assim, fica mais vistoso... Hummmm!




Ingredientes:
·         115g chocolate meio-amargo, picado.
·         1/2 xic. açúcar cristal orgânico
·         2 colh. (sopa) manteiga de amendoim natural*
·         1/8 colh. (chá) sal
·         6 colh. (sopa) de manteiga sem sal em pedaços, ligeiramente amolecida
·         4 ovos grandes, tirados direto da geladeira
·         1 colh. (sopa) de Bourbon ou Whiskey (usei rum escuro)
·         1 colh. (chá) extrato de baunilha
*Para fazer manteiga de amendoim natural em casa, apenas bata no processador de alimentos amendoins sem pele e torrados sem sal até que se transformem numa pasta, em alguns minutos. Transfira para um pote bem fechado e mantenha na geladeira. Caso a manteiga se separe (óleo de amendoim fique na parte de cima), basta misturar novamente com uma colher antes de usar.
Você pode comprar essa pasta pronta, vende em casa de festas, produtos para doceiras... Não é muito difícil (Eu encontrei no Bazar do Valter, em Salvador) e poupa bastante trabalho. Não é a manteiga de amendoim (adoçado e com gordura adicionada), mas amendoim puro, em pasta.



Modo de Preparo:

1.    Posicione a grade na parte mais baixa do forno e pré-aqueça a 180ºC (parece estranho não assar o bolo no meio do forno, mas acredite na receita). Escolha uma forma de fundo falso ou de mola de 20cm de diâmetro por uns 7,5cm de altura. Se não pretende servir direto no fundo de metal da forma, forre esse fundo com papel-manteiga. Não é preciso untar a forma. (Eu fiz numa forma comum untada (sem papel e sem fundo falso) e consegui desenformar... Mas a receita manda com fundo falso...)
2.    Aqueça o chocolate em banho-maria (ou no microondas) até que esteja quase totalmente derretido. Remova do fogo e mexa com uma espátula para terminar de derretê-lo e transfira para a tigela da batedeira.
3.    Junte o açúcar, a manteiga de amendoim e o sal ao chocolate, e bata por alguns segundos em velocidade baixa, com o batedor de arame de batedeira, só para misturar.
4.    Junte a manteiga e bata em velocidade média, até que esteja cremoso e homogêneo.  
5.    Junte os ovos, um a um, batendo em velocidade média-alta, por cerca de 2-3 minutos, até que a massa esteja clarinha e muito leve, com consistência de cobertura amanteigada de bolo. 
6.    Transfira para a forma, espalhando com uma espátula e alisando a superfície tanto quanto possível, e leve ao forno por 25-30 minutos, ou até que um palito inserido a 5cm da borda da forma saia limpo, e inserido no centro do bolo saia ainda com gruminhos de massa grudados. 
7.    Retire do forno e coloque em uma grade para esfriar, período durante o qual o bolo vai desinflar completamente e desgrudar das laterais da forma.
8.    Para desenformar, passe uma faquinha na lateral da forma para terminar de soltar o bolo. Inverta-o numa superfície, retire o papel-manteiga e inverta-o novamente num prato de servir. Polvilhe com açúcar de confeiteiro, se quiser. O bolo frio pode ser coberto por filme plástico até a hora de servir ou desenformado, embrulhado em filme plástico e conservado em temperatura ambiente por 3 dias ou congelado por 3 meses. Para descongelar, basta desembrulhar e deixar voltar à temperatura ambiente.


Espero que gostem! Ah, meu especial agradecimento ao site La Cucinetta!

Beijoss

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PIZZA!! Fininha e crocante...

Pessoal, antes de mais nada, feliz ano novo!!!! Satisfação imeeennnsa ter a presença de vocês no meu humilde bloguinho... RS!


A pedidos,estou postando a receita da massa da pizza que fiz poucos dias antes do Reveillon, fininha, crocante, parecida com a profissional na casa de amigos... Foi S-U-C-E-S-S-O! Fiz tanta pizza e não sobrou nadinhaaaaa... Vamos lá?






Massa de Pizza



Ingredientes:

1 envelope de fermento para pão em pó seco (Usei o Fermix, mas tanto faz...)

1/2 xícara (chá) de água morna (sempre 200 ml)
1 colher (sopa) de açúcar
2 xícaras de buttermilk (adicionar 2 colheres de vinagre ao leite - deixar 20 minutos de repouso)
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
4 colheres (chá) de fermento em pó ( é o fermento de bolo, chamado de pó Royal)
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de óleo
5 xícaras (chá) de farinha de trigo (pode ser que fique um pouco mais)

 

Modo de fazer

1) Coloque no leite o vinagre e reserve por 20-30 minutos.

2) Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. 
3) Adicione os ingredientes restantes na ordem indicada, até o óleo.
4) Vá colocando a farinha aos poucos e sove por uns 15 minutos. Não acrescente mais farinha do que o indicado, até terminar o tempo da sova, se depois de 15 minutos a massa ainda não tiver desgrudado das mãos, acrescente numa mesa mais farinha e vá sovando.
5) Deixe a massa crescer por pelo menos 1 hora (eu deixo 1 hora e meia)., em um recipiente fechado (pode ser um pote coberto com um saco plástico, mas atente-se que tem que ser um pote grande,pois a massa triplica de tamanho.

6) Numa superfície bem enfarinhada, divida a massa em 6 bolinhas e vá abrindo cada uma delas com o auxílio de um rolo de massa até ficar beeeemmm fininha. MAS É FINHINHA MESMO, APROX. 0,5 CM (ou menos...se der,mas não pode furar a massa)!
7) Passe azeite numa assadeira redonda, do tamanho da massa, e com o auxílio do próprio rolo, transporte a massa para a assadeira.
8) Coloque para assar no forno alto, por aproximadamente 10-15 minutos, até que comece a dourar.

9) Retire do forno e coloque o molho de tomate de sua preferência, a muzzarela ralada, o recheio de sua escolha, e orégano. Leve para assar por mais 10 min (até o queijo derreter e as bordas estiverem com pontos dourados) e sirva! UMA DELÍCIA!!

beijõesss