segunda-feira, 23 de maio de 2011

Rocambole!! De chocolate, de goiabada, doce de leite...

Pessoal, hoje eu vou ensinar uma receita de rocambole, que basicamente segue a mesma proporção, mas a depender da receita segue alguns ajustes...


Massa básica:
6 ovos (é importante ter o cuidado de retirar a película da gema, para isso, eu seguro a gema com a ponta dos dedos e espeto com um palito. A película ficará entre seus dedos e a gema escorrerá no vasilhame. Este cuidado é importante para que a massa não fique com gosto de ovo)
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de farinha de trigo

Ou seja, para cada ovo, vai uma colher de açúcar e outra de farinha. Seis ovos rende uma assadeira grande.

Modo de Preparo:

1) Bata (em potência alta) os 6 ovos até quadruplicar de tamanho (fica quase em neve). Com a batedeira ligada acrescente o açúcar aos poucos. Desligue a batedeira e acrescente delicadamente a farinha (também aos poucos).
2) Coloque para assar (forno médio) em forma untada e enfarinhada por 10 a 15 minutos (ou quando espetado por um palito, saia seco.
3) Transfira (ainda quente) para um pano úmido, salpicado com açúcar, despeje o recheio e comece a virar.


PULO DO GATO!!!
1) Existe um rolo de papel para assados, que dispensa untar e enfarinhar. Além de sair mais fácil, na hora de enrolar, dispensa o pano úmido, podendo você enrolar diretamente com o papel, diminuindo drasticamente a sujeira!
2) Não espalhe o recheio até o fim. Deixe um pouco de sobra de massa, pois quando enrolar, sempre é empurrado um pouco de recheio para frente.

Para fazer massa de chocolate:
- Substitua metade do açúcar da massa por achocolatado em pó. Recheie com brigadeiro.

Para fazer Romeo e Julieta:
- Coloque uma colher rasa de sopa de queijo ralado na massa. Recheie com goiabada.

Para fazer de doce de leite.
- Coloque algumas gotinhas de baunilha. Recheie com doce de leite mole.


Todas as receitas ficam maravilhosas e o tempo de preparo é de 30 minutos!

Abraços

Um comentário:

  1. oi adorei a dica na verdade eu mando muito mal na cozinha e ñ sei fazer nada de doce nem salgado mais agora acho que vai da certo pois essa receita me parece muito pratica vou tentar ai falo pra vc como foi vou surpreender meu marido kkkk muito o brigado dona Jussara Nogueira um abraço pra senhora também e fica na paz do Senhor

    ResponderExcluir