terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pão Fofinho e maravilhoso!

Gente, essa receita de pão é fantástica. É bastante difundida (existem diversas adaptações na Internet), mas com as dicas que te darei, esse pão ficará irresistível. Eu faço ele trançado, grandão, tipo um pão de metro, coloco um recheio saboroso (atum, frango, peito de peru, tomates secos, etc) e é sucesso! Ótima opção para levar nas festinhas...

Obs. Use o copo medida!

Ingredientes:

-1 xícara (chá) de leite morno (é morninho, não esquente demais senão mata o fermento);
- 1 pacote de fermento biológico seco (para pão) de boa marca;
-1/4 xícara (chá) de manteiga derretida (não deixe ferver);
- 1/4 xícara (chá) de açúcar;
- 1 ovo;
- 3 e 1/2 xícara (chá) + o quanto baste de farinha de trigo;
- 1 colher (chá rasa) de sal;
- 1 gema misturada com uma colher de chá de óleo e uma colher de chá de shoyu ou molho inglês;


Modo de Preparo:

1) Numa tigela grande, dissolva o fermento no leite com o açúcar. Cubra a tigela e ponha-a de lado até que a mistura fique espumante e talhada (cerca de 20 minutos de espera).
2) Enquanto isso unte uma forma bem grandona (a maior que você tiver ou duas). Aproveite e faça a mistura de gema, óleo e shoyu e reserve-a. 
3) Volte à tigela com o fermento e acrescente o ovo e a manteiga e misture bem com uma colher de pau ou espátula. Adicione aos poucos a farinha (xícara a xícara) e o sal, misturando sempre com a colher até que a massa fique grossa e lisa, então passe a misturar com a mão. Bata por 10 minutos. Acrescente mais um pouco de farinha (aprox. mais meia xícara), para que você consiga manusear a massa na mesa, mas ao mesmo tempo fique grudenta.
4) Vire a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada e amasse até ficar lisa e elástica (Dica: não acrescente farinha demais à massa pois,  para obter pães  macios, o ideal é deixar a massa meio pegajosa). Deixe a massa crescer dentro do forno ou algum lugar quentinho (microondas por exemplo) até dobrar de volume (ou por no mínimo uma hora). 
5) Depois que a massa tiver crescido, modele os pães a gosto (em trança, rosca, pães redondos, bisnagas, etc).  Ponha a assadeira num lugar quentinho, dentro de um saco plástico, como eu faço, tendo o cuidado de não deixar que o plástico encoste na massa, para que ela possa crescer sem impedimento. Deixe que cresçam novamente por 40 minutos e leve a forma ao forno baixo por 20/30 minutos ou até que os pães estejam bem crescidos e dourados. Não precisa preaquecer o forno.

Dicas cruciais!!! (Para pães de sucesso)

a) Pão não se faz com pressa. O pão tem que se bater muuuuiiitooo (malhação), e descansar bastante ( o tempo que eu coloquei aqui é o tempo mínimo para a receita ficar perfeita. Você pode, inclusive, deixar o pão descansar mais um pouco.
b) Quando descansar, deixe o pão em ambiente abafado.
c) Não acrescente muita farinha. Às vezes a gente quer acrescentar mais farinha para logo dar ponto na massa. Isso nunca dá certo. O pão fica duro e seco. Bata bastante e deixe a massa pegajosa, depois de crescer pelo primeiro tempo, ela ficará mais fácil de moldar (e menos pegajosa).
d) Asse em forno baixo, principalmente se fizer uma versão "grandona" do pão;
e) Você pode acrescentar no pão diversos ingredientes a gosto, como frutas cristalizadas, ameixas, passas, azeitonas pretas, orégano, cebola refogada, etc.

Façam tudo certinho que vai ficar fantástico! Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário