quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Tomates Secos ... Rápidos e especiais



Essa receita de tomates secos de microondas eu peguei do programa da Ana Maria Braga, testei, fiz algumas (pouquíssimas) modificações e achei M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A!
Apesar de no primeiro momento parecer que a receita não dará certo, ela fica maravilhosa! Use tomates bem maduros e carnudos! Se seu microondas for grandão, dobre a receita, porque rende bem pouquinho mesmo!


 Ingredientes:
- 6 tomates cortados ao meio no sentido do comprimento sem sementes;
- 1 colher de sopa bem cheia de açúcar;
- 1 colher de chá rasa de sal;
- ½ dente de alho laminado;
- 1 colher (sopa) rasa de orégano;
- azeite extra virgem até cobrir os tomates;

Modo de Preparo:
1) Lave os tomates, retire aquela região onde fica o cabo, corte os tomates no sentido de comprimento, retire as sementes, tentando preservar o máximo de poupa possível.
2) Misture o sal com o açúcar e salpique na parte interna de cada tomate, condicionando eles em uma peneira grande, para que escorra água por 30 minutos.
3) Depois, vá fazendo as seguintes etapas, utilizando o microondas:

1ª etapa:
Num prato de micro-ondas forrado com papel absorvente (aprox. 4 folhas) coloque os tomates (escorridos) com a pele para cima e leve ao microondas em potência alta por 10 minutos. Não se assuste quando retirar os tomates, eles estarão horríveis, disformes, úmidos e esparramados. Tenha cuidado e gentileza ao manuseá-los, que tudo dará certo!

2ª etapa:
Aperte cada tomate com um garfo para sair água, retire-os do prato e troque o papel absorvente. Coloque novamente os tomates com a pele para cima sobre papel absorvente no prato e leve ao microondas em potência alta por 5 minutos.
Repita este procedimento trocando o papel absorvente e apertando cada tomate com um garfo a cada etapa, sempre ajeitando os tomates, mantendo o seu formato arredondado.

3ª etapa: + 5 minutos
4ª etapa: + 5 minutos
5ª etapa: + 1 minuto

6ª etapa:
Aperte cada tomate com um garfo para sair água, retire-os do prato e troque o papel absorvente. Coloque-os sobre novo papel absorvente no prato com a pele virada para baixo e leve ao micro-ondas por 2 minutos.

7ª etapa:
Aperte cada tomate com um garfo para sair água, retire-os do prato e troque o papel absorvente. Coloque-os sobre novo papel absorvente no prato com a pele virada para cima e leve ao micro-ondas por 1 minuto.
Após todas as etapas retire os tomates do microondas e deixe-os esfriarem. Depois de frios coloque-os numa tigela (ou vidro esterilizado) e cubra-os com azeite temperado com orégano e alho laminado (intercale em camadas o orégano e alho e preencha com azeite). Sempre deixe-os cobertos com azeite para conservá-los por mais tempo.

Esses tomates ficam maravilhosos em sanduíches de queijo branco! Mais uma dica maravilhosa da minha musa culinária, a Ana Maria Braga! 
Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário